quinta-feira, 24 de março de 2011

O Vício Pilates

O pilates chegou com tudo nas academias e estúdios do mundo todo, com famosos exibindo seus benefícios: Madonna, Demi Moore, Brad Pitt, David Beckham, entre tantos outros, adotaram a prática como uma atividade física regular.


Em questão de meses, ele virou febre e, mesmo com movimentos bem feitos e (aparentemente...rsrsrsrs!) leves, é a grande promessa de músculos esculpidos e definidos para sempre. Se você já se interessou pelo pilates, mas não sabe bem como funciona, preparamos um guia prático ideal
para quem pretende mergulhar neste mundo onde respiração, postura e paciência devem caminhar juntinhos por um corpo dos sonhos! 

Por que pilates?

Desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates no início do século passado, a técnica foi criada como busca pelo bem-estar físico e mental e ganho de resistência corporal. Além disso, os resultados alcançados são inúmeros:
- Condicionamento físico;
- Melhora postural, levando ao correto alinhamento corporal;
- Flexibilidade, elasticidade muscular e mobilidade articular;
- Força e definição muscular;
- Melhora de dores crônicas na coluna, por fortalecer os músculos da região também;
- Melhora do equilíbrio;
- Consciência corporal;
- Desempenho sexual;
- Auto-estima;
- Concentração e
- Integração entre corpo e mente.

Como são os exercícios?

Existem duas principais variações do pilates: o solo (Mat Pilates) e o com aparelhos. No solo, é o próprio peso do corpo que gera a resistência necessária para a realização das atividades, podendo aliar algum acessório para dificultar, como elásticos, bolas etc. No caso dos aparelhos, suas molas é que proporcionam essa resistência. Mas, na verdade, o que faz mesmo a diferença é a dedicação do praticante, seu nível de concentração, de ativação do centro de força (abdômen) e o quanto ele consegue alinhar perfeitamente seu corpo durante o esforço. Tudo depende de suas limitações, objetivos e necessidades. Para sentir os resultados, é necessário fazer aula, pelo menos, duas vezes por semana.

Quem pode praticar?

A partir dos 6 anos, qualquer pessoa pode praticar o pilates. Entretanto, cabe ao profissional ser capaz de observar as necessidade individuais do praticante e adaptar os exercícios para cada caso.

Pilates sozinho resolve?

O pilates resolve a questão do condicionamento físico, deixa os músculos torneados e seu resultado é mais duradouro que a musculação. Para perder peso e até para garantir um bem-estar completo e saudável, é ideal aliar uma alimentação correta.

Gasto calórico
Uma hora de pilates pode gastar de 300 calorias a 500 calorias, sem contar com exercícios aeróbicos.

Dúvidas podem perguntar mais abaixo!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário